Olá amigos!

Sejam bem vindos a este portal.

Aqui estarei postando meus trabalhos, e projetos desenvolvidos ao longo de minha formaçao.


sábado, 20 de março de 2010

FIGURINO DE LUCÍOLA

SINÓPSE DA OBRA LUCÍOLA DE JOSÉ DE ALENCAR



Obra narrada em primeira pessoa, narrada por Paulo, personagem principal, assim a narrativa tem um caráter autobiográfico.
Trata-se da paixão vivida por Lúcia e Paulo. Lúcia não é linear, porque seu perfil se altera durante a obra. Os personagens de “Lucíola” são, em boa parte do tempo, falsos.
O livro é publicado em 1862. O relacionamento de Paulo e Lúcia aconteceu quando ele chegou ao Rio de Janeiro, em 1855. O autor retrata a sociedade de sua época, quando o Rio de Janeiro era a capital do império.
Paulo era um rapaz do interior, que foi para o Rio de Janeiro conhecer a corte. Poucos dias depois de sua chegada, um amigo de infância chamado Sr. Sá o leva à festa de Glória. No meio da festa, porém, uma bela mulher chamou sua atenção, sendo que o que mais lhe impressionou foi o seu jeito de “ingênua castidade”.
Sr. Sá, entretanto, ao perceber o engano do amigo, explicou para ele que aquela mulher era uma prostituta de alto luxo. Mesmo sabendo disso, ela não saiu de sua memória.
Eles acabaram se envolvendo, e ele percebe que Lúcia sofre, mas as informações que lhe chegam a seu respeito são as piores. Por aqueles dias, numa ceia na casa de Sá, Lúcia desfila toda nua, imitando as poses dos quadros. Sá pretendia mostrar a seu amigo Paulo , quem era Lúcia.
Decorrido alguns dias, Paulo de certo modo passa a morar com Lúcia, e apesar das prevenções e restrições, mais e mais se liga a ela. Lúcia, por sua vez, já ama Paulo.
As más línguas já comentam que Paulo, além de viver às custas de Lúcia, ainda a proíbe de freqüentar a sociedade. Lúcia, lhe propõe, voltar a vida mundana, apenas para salvar sua reputação, mas Paulo não entende, e Lúcia sofre, e a doença já se faz sentir.
O grande sentimento que os unia, dá lugar a uma amizade simplesmente. O comportamento de Lúcia é mais sublime e heróico, e Paulo, por fim, entende essa nobreza de caráter e compreende o porque de suas recusas. Ela lhe recusava o corpo, porque lhe amava em espírito, e também porque já estava doente.
Lúcia, um dia lhe revela seu passado. Chamava-se Maria da Glória, era uma menina feliz de 14 anos e morava com os pais, quando em 1850, veio a terrível febre amarela. Seus pais e os três irmãos adoeceram. Ela ficou só, e resolveu pedir ajuda a um vizinho rico, o Sr. Couto, que em troca de algumas moedas lhe tirou a inocência. O dinheiro salvou seu pai, mas este sabendo a origem do mesmo, a expulsou de casa.
Sozinha, sem ter para onde ir, foi acolhida por uma mulher, Jesuína, que a conduziu à prostituição. E assim, ala comprou com sua desgraça, a vida de seus pais e sua irmã.
Uma colega, chamada Lúcia, foi morar com ela, mas morreu, pouco tempo depois. No atestado de óbito, a heroína fez constar que falecida se chamava Maria da Glória, adotando para si, o nome da amiga morta. E todo dinheiro que ganhava, destinava-se à preparação de um dote, para sua irmã, Ana, a qual passou a manter num colégio interno após a morte de seus pais.
Conhecendo seu passado heróico, ele passa a sentir por Lúcia uma grande ternura e um amor sincero.
Lúcia muda-se para uma casinha e na mora com ela, mas ela pressente que vai morrer. Lúcia tenta convencer Paulo a se casar com Ana, que já o ama também. Ela aborta o filho que esperava de Paulo, e já no leito de morte, recebe o juramento de Paulo, prometendo-lhe cuidar de Ana como sua filha.



FIGURINO DESENVOLVIDO:























CONFIRA AQUI TAMBÉM:

Nenhum comentário:

Postar um comentário